quinta-feira, 10 de julho de 2014

Lembranças culturais

É fascinante conhecer e conviver com outras culturas.
Tempos atrás a artista plástica Rosália Lerner trouxe-nos um "caco de um prato" que ganhará numa cerimônia de noivado judaico. Queria usar em uma joia: aqui esta! A estrutura da peça tem argolas por trás que permitem a troca dos colares. Utilizamos fechos artesanais para multiplicar o uso do pingente.
Ora pérolas, ora corais, ora outras tantas pedras que fizemos outros colares, podem ser usados sozinhos. 
 




O significado da quebra do prato ou do copo na cerimônia de noivado ou casamento:
  • Nos lembra as primeiras Tábuas da Lei, quebradas após o "Grande casamento" entre D'us e o povo de Israel; que somos mortais e devemos nos casar e multiplicar; que somos como vidro, que mesmo quebrado, pode ser reconstituído, como através de nosso sincero arrependimento somos perdoados.

    Ao som do copo quebrado, a atmosfera solene é rompida e substituída por danças e música. Todos devem animar os noivos expressando a alegria e apoio ao casal que constitui a partir deste momento, mais um elo na corrente de vida através da Torá.

    O casamento será fortalecido a cada dia através do entendimento entre ambos, dos limites do outro, companheirismo, amizade, carinho, amor, respeito e cumprimento das leis de pureza familiar. Estes são os verdadeiros valores que consagram um casamento judaico.

Nenhum comentário: